Uma jornada pela riqueza artística das construções coloniais, que fazem de Ouro Preto um museu a céu aberto.
Com formas curvas e fachada elíptica, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos se destaca pela originalidade arquitetônica. Construída pelos irmãos da Irmandade dos Homens Pretos no século XVIII, representa a fé e resistência da população negra em Ouro Preto durante o período colonial.
Conhecida também como Igreja do Alto da Cruz, foi construída no século XVIII e é um dos templos mais simples e encantadores de Ouro Preto. Sua posição elevada oferece uma vista privilegiada da cidade, e sua arquitetura discreta remete à devoção popular e ao cotidiano religioso da época colonial.
Obra-prima do barroco mineiro, a Igreja de São Francisco de Assis foi projetada por Aleijadinho e decorada por Mestre Ataíde. Com sua fachada em pedra-sabão e interiores ricamente pintados, é um dos mais importantes ícones da arte sacra no Brasil.
A Mina Du Veloso é um belo exemplar da genialidade africana nos trabalhos em busca do ouro nos séculos XVIII e XIX. Nela podemos identificar e vivenciar diversos aspectos técnicos e culturais da exploração do ouro no período colonial.São mais de 400 metros de galerias interligando câmaras (salões) com pilares de sustentação do teto. Durante todo trajeto podem ser vistos marcas dos trabalhos feitos pelos mineradores africanos escravizados.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um templo católico da cidade brasileira de Ouro Preto, importante exemplar da tradição rococó no Brasil. É monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN).
A Praça Tiradentes é uma praça localizada na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Foi o local onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi exposta (1792) em Vila Rica, tual Ouro Preto. No local onde estivera o poste (atual praça Tiradentes) se encontra hoje um monumento ao mártir. Verifica-se que curiosamente, a estátua em bronze de Tiradentes está de costas para a então residência oficial do governador.
A Casa da Ópera de Vila Rica, hoje Teatro Municipal de Ouro Preto, é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Foi construído em 1769 por João de Souza Lisboa e inaugurado em 6 de junho de 1770, o aniversário do Rei Don José I.
Inaugurado em maio de 2000, o acervo do Museu é composto de bens móveis da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, do século XVIII ao XIX, dispostos em vitrines temáticas, que recontam a história do modo de organização da sociedade colonial, da religião e da cultura da antiga Vila Rica. No anexo do Museu de Arte Sacra, temos o interessante Museu da Prata. Em seu acervo estão expostas várias peças de prataria, mobiliário de Dom João V, alfaias, paramentos riquíssimos, e diversos objetos.